BALTAZAR, O ARTILHEIRO DE DEUS

Baltazar, o Baltazar Maria de Morais Júnior, nasceu em Goiânia, no dia 17 de julho de 1959, e encerrou a carreira no final da década de 90 devido a problemas físicos, segundo ele próprio. Começou a carreira no Atlético Goianiense e transferiu-se para o Grêmio em 1979.

No Tricolor Gaúcho se tornou conhecido após mostrar sua capacidade de marcar muitos gols. Em 1980, foi artilheiro do Campeonato Gaúcho com 28 gols, uma marca recorde. Em 1981, Baltazar, também chamado de "Artilheiro de Deus", marcou o gol que deu o título brasileiro ao Grêmio sobre o São Paulo, em pleno estádio do Morumbi.

Atuou ainda no Palmeiras (de 1982 a 84), onde teve uma passagem apagada (foram 70 jogos - 26 vitórias, 28 empates, 16 derrotas - e 25 gols marcados), no Flamengo (fez 47 jogos: 23 vitórias, 11 empates e 13 derrotas - 23 gols), no Botafogo e depois foi atuar no futebol espanhol, onde jogou no Celta e fez sucesso no Atlético de Madrid. Atuou também no Rennes, da França, e no Kyoto, do Japão.

Muito religioso, virou pastor. Tem dois filhos (Mateus e Michelle), mora no Jardim Florença, em Goiânia-GO, e é empresário e presidente da "Missão Atletas de Cristo do Brasil". Parou em 96, no Kioto do Japão.

Em agosto de 2015. O diretor de A Folha Regional de Muzambinho-MG, Vagner Alves e Baltazar. Foto enviada por A Folha Regional


Seleção Brasileira de Novos que conquistou o Torneio de Toulon, na França, em 1980. Em pé vemos Luis Cláudio, Édson Boaro, Dudu, Marolla, Mozer e João Luis; agachados estão Robertinho, Cristóvão, Baltazar, Mário e João Paulo


Em foto da Revista Placar vemos o Grêmio no estádio do Beira Rio com Nelinho, Vitor Hugo, Leão, Vantuir, Vicente e Dirceu em pé e Tarciso, Paulo Isidoro, Baltazar, Vilson Tadei e Renato Sá agachados.


O artilheiro com a camisa do Grêmio, onde foi campeão brasileiro em 1981


Em pé: Bigu, Ral Plasmann, Mozer, Marinho, Leandro e Júnior. Agachados: Élder, Adílio, Baltazar, Zico e Júlio César.


Baltazar, em 1989, em seus tempos de Atlético de Madrid, na Espanha.


Em pé: Luiz Sérgio, Jaime Boni, deda, Vargas, Rocha e Luis Pereira. Agachados: Barbosa, Carlos Alberto Borges, Baltazar, Aragonés e Baroninho.


Veja Baltazar em foto de abril de 2006.


Baltazar em sua época de Rennes, na França.


Aos 21 anos, Baltazar foi o artilheiro do Campeonato Gaúcho de 1980, com 28 gols.



Este Grêmio calou o Morumbi na decisão do Campeonato Brasileiro de 1981 ao vencer o São Paulo por 1 a 0. Em pé estão Newmar, Leão, Paulo Roberto, China, Casemiro e De León; agachados vemos massagista Banha, Tarciso, Vilson Taddei, Baltazar, Paulo Isidoro e Odair

Pelo Palmeiras:

Atuou entre 1982 a 84, onde teve uma passagem apagada (foram 70 jogos, com 26 vitórias, 28 empates, 16 derrotas - e 25 gols marcados), 

Pelo Flamengo:

Atuou em 47 jogos, sendo 23 vitórias, 11 empates e 13 derrotas  e marcou 23 gols.

Também jogou no Botafogo-RJ e depois foi atuar no futebol espanhol, onde defendeu o Celta e fez sucesso no Atlético de Madrid. 

Atuou também no Rennes, da França, e no Kyoto, do Japão.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.